segunda-feira, 9 de março de 2009

Rui Fonseca


Chamo-me Rui Manuel Fonseca e tenho 27 anos. O interesse pela Fotografia, ou naquele tempo, apenas a curiosidade sobre o objecto câmera, começou quando tinha por volta dos 10 anos. Nessa altura costumava esgueirar-me para o quarto dos meus pais para brincar com a Petri TTL que o meu pai tinha. Era a curiosidade de olhar por aquele pequeno orifício e ver outra coisa qualquer que não estava lá e a atracção do click do disparo. Com o passar do tempo a câmera avariou e acabou esquecida. Segui a minha formação na área de Humanidades e ingressei na Universidade no Curso de Tradução de Inglês e Francês em 2000, curso esse que frequentei durante 6 anos até que alguém me ofereceu uma pequena câmera lomográfica. Foi um instante até procurar algo mais “manual” , saltar para uma telemétrica e até me aperceber que a Fotografia era aquilo que realmente me dava alento e prazer. Decidir abandonar a Tradução e ingressar no IPF de forma a levar a Fotografia mais a sério e fazer carreira nesta área.

O meu interesse é sobretudo na área do Fotojornalismo, especialmente sobre a Fotografia Documental,. Prefiro projectos que exijam um maior envolvimento do fotógrafo. No IPF tentei fazer sempre trabalhos que me assustavam no início, coisas realmente pessoais e que eram antes de tudo a descoberta de mim próprio e o testar dos meus limites. Como disse Cornell Capa é impossível que um trabalho fotográfico não seja pessoal.


Tenho carta de condução desde 2005.




Material:


Canon 40D
Grip BG-E2n
Tokina 11-16 2.8
Sigma 18-50 2.8
Sigma 50 1.4
Canon 70-200 2.8
Canon Speedlite 580 EX II
Tripé Manfrotto 055XPROB + cabeça Manfrotto 804RC2



Imagens recolhidas durante uma viagem na parte encerrada da Linha do Tua. Workshop de Fotojornalismo.




O Bolhão - imagens para um trabalho do Workshop de Fotojornalismo.




Trabalho Final IPF - Centro de Recuperação de Amputados em Vila Nova de Gaia




Manif contra a Reunião do G20 - Pl. Catalunya - Barcelona 29/11/2008

Photobucket

Photobucket

Photobucket

~Photobucket

Photobucket

Photobucket




Trabalho Final para Fotojornalismo

Aqui a ideia era retratar uma profissão. Escolhi pai e filha vendedores de artigos religiosos, profissão que já está na família há várias gerações.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket